top of page
Eco Educa BRasil
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • TikTok
Eco Natal

🐝 Atividade: “O Mapa da Vida” – Descobrindo a Biodiversidade ao nosso redor.


Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a diversidade de seres vivos no ambiente em que vivem e a importância de proteger essa biodiversidade.
Objetivo: Conscientizar os alunos sobre a diversidade de seres vivos no ambiente em que vivem e a importância de proteger essa biodiversidade.

🌿 Você já parou para observar quantos seres vivos diferentes existem ao seu redor? Plantas, insetos, aves, pequenos animais... todos fazem parte de um grande e incrível sistema chamado biodiversidade! Nesta atividade, vamos explorar o ambiente onde vivemos para descobrir a variedade de formas de vida que compartilham o mundo conosco. Ao criar um Mapa da Vida, cada um vai registrar os seres vivos encontrados em seu bairro, escola, quintal ou praça, aprendendo a importância de preservar a natureza e cuidar do nosso planeta. Preparado(a) para ser um explorador da biodiversidade? Vamos juntos nessa jornada! Faixa etária:7 a 12 anos

Duração:2 aulas de 45 minutos cada

✏️ Materiais necessários:

  • Papel kraft ou cartolina grande

  • Canetinhas, lápis de cor, cola e tesoura

  • Revistas para recorte (opcional)

  • Imagens impressas de animais, plantas, fungos, etc.

  • Fichas para anotações (fornecidas pela professora)

  • Se possível: tablets ou celulares para tirar fotos (em duplas, sob supervisão)

👣 Etapas da atividade:

1ª Aula – Exploração e observação (45 min)

1. Roda de conversa (10 min):A professora explica o que é biodiversidade de forma simples:

“Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos — como plantas, animais, insetos e até fungos — que vivem na natureza.”

2. Passeio pelo pátio ou entorno da escola (20 min):As crianças, em duplas, observam os seres vivos que encontram: formigas, pássaros, árvores, flores, musgos, borboletas, etc.Elas anotam (ou desenham) o que veem em uma ficha chamada “Descobertas da Natureza”.

3. Compartilhamento (15 min):De volta à sala, as duplas compartilham com a turma o que viram. A professora anota tudo no quadro, criando uma “lista da biodiversidade local”.

2ª Aula – Criando o Mapa da Vida (45 min)

1. Montagem coletiva do “Mapa da Vida” (25 min):Usando papel kraft, as crianças desenham a escola no centro e colam/desenham os seres vivos ao redor, onde os encontraram.A atividade pode incluir:

  • Recortes de revistas

  • Desenhos feitos pelos alunos

  • Fotos tiradas (se possível)

2. Discussão sobre ameaças à biodiversidade (10 min):A professora pergunta:

  • O que aconteceria se cortassem todas as árvores?

  • Se jogássemos lixo no chão, como isso afetaria os bichos?

3. Compromissos da turma (10 min):A turma cria um cartaz com o título: “Promessas para proteger a biodiversidade”, com ações como:

  • Não jogar lixo no chão

  • Cuidar das plantas

  • Respeitar os animais

  • Economizar água

📌 Resultado final:

  • Um mural com o “Mapa da Vida” e o cartaz dos compromissos exposto na sala ou no corredor da escola.

  • Alunos mais conscientes sobre a biodiversidade do entorno.



🎲 Jogo: Quiz da Biodiversidade

Objetivo:Revisar os conceitos trabalhados de forma lúdica e promover a participação de todos.

Faixa etária:7 a 12 anos

Formato:Jogo em grupo (2 ou mais equipes)

Materiais necessários:

  • Cartões com perguntas (ou folhas impressas)

  • Quadro branco ou cartolina para pontuação

  • Uma campainha ou palmas para responder

📋 Regras do jogo:

  1. A turma é dividida em grupos (ex: 3 grupos com nomes de animais).

  2. A professora faz uma pergunta. O grupo que responder corretamente, ganha 1 ponto.

  3. Se o grupo errar, outro pode tentar.

  4. Ganha o grupo com mais pontos ao final das rodadas.

❓ Perguntas do Quiz (com respostas):

Fáceis:

  1. O que é biodiversidade?


    ➡️ É a variedade de seres vivos que existem na natureza.

  2. Dê um exemplo de animal que vive no Brasil.


    ➡️ Ex: onça-pintada, tamanduá, arara, etc.

  3. Cite uma planta que você viu no pátio da escola.


    ➡️ Resposta livre.

  4. As formigas fazem parte da biodiversidade?


    ➡️ Sim! Todos os seres vivos contam.

  5. O que podemos fazer para proteger os animais?


    ➡️ Cuidar da natureza, não jogar lixo, não maltratar.

Intermediárias:

  1. Por que as árvores são importantes para os animais?


    ➡️ Elas dão sombra, alimento e abrigo.

  2. O que pode acontecer se cortarmos muitas árvores?


    ➡️ Os animais podem perder suas casas.

  3. Qual é o papel das flores na natureza?


    ➡️ Ajudam na reprodução das plantas, atraem polinizadores como abelhas.

  4. O que as abelhas fazem de importante?


    ➡️ Polinizam as plantas, ajudando na produção de frutos e sementes.

  5. Cuidar da água é importante para a biodiversidade? Por quê?


    ➡️ Sim, porque muitos seres vivos precisam da água limpa para viver.

Desempate (se necessário):

  • Imite o som de um animal que faz parte da biodiversidade local.

  • Faça um desenho rápido de uma planta ou bicho da nossa escola.

  • Descreva um bicho sem dizer o nome, e os colegas tentam adivinhar!

🏆 Sugestão de prêmios simbólicos:

  • Certificados de "Protetores da Biodiversidade"

  • Adesivos ecológicos

  • Um marcador de página com tema da natureza

  • Uma plantinha em copinho reciclado



Comentários


bottom of page