🐝 Atividade: “O Mapa da Vida” – Descobrindo a Biodiversidade ao nosso redor.
- Tinna Fernandes
- 21 de mai.
- 3 min de leitura

🌿 Você já parou para observar quantos seres vivos diferentes existem ao seu redor? Plantas, insetos, aves, pequenos animais... todos fazem parte de um grande e incrível sistema chamado biodiversidade! Nesta atividade, vamos explorar o ambiente onde vivemos para descobrir a variedade de formas de vida que compartilham o mundo conosco.
Ao criar um Mapa da Vida, cada um vai registrar os seres vivos encontrados em seu bairro, escola, quintal ou praça, aprendendo a importância de preservar a natureza e cuidar do nosso planeta. Preparado(a) para ser um explorador da biodiversidade? Vamos juntos nessa jornada!
Faixa etária:7 a 12 anos
Duração:2 aulas de 45 minutos cada
✏️ Materiais necessários:
Papel kraft ou cartolina grande
Canetinhas, lápis de cor, cola e tesoura
Revistas para recorte (opcional)
Imagens impressas de animais, plantas, fungos, etc.
Fichas para anotações (fornecidas pela professora)
Se possível: tablets ou celulares para tirar fotos (em duplas, sob supervisão)
👣 Etapas da atividade:
1ª Aula – Exploração e observação (45 min)
1. Roda de conversa (10 min):A professora explica o que é biodiversidade de forma simples:
“Biodiversidade é o conjunto de todos os seres vivos — como plantas, animais, insetos e até fungos — que vivem na natureza.”
2. Passeio pelo pátio ou entorno da escola (20 min):As crianças, em duplas, observam os seres vivos que encontram: formigas, pássaros, árvores, flores, musgos, borboletas, etc.Elas anotam (ou desenham) o que veem em uma ficha chamada “Descobertas da Natureza”.
3. Compartilhamento (15 min):De volta à sala, as duplas compartilham com a turma o que viram. A professora anota tudo no quadro, criando uma “lista da biodiversidade local”.
2ª Aula – Criando o Mapa da Vida (45 min)
1. Montagem coletiva do “Mapa da Vida” (25 min):Usando papel kraft, as crianças desenham a escola no centro e colam/desenham os seres vivos ao redor, onde os encontraram.A atividade pode incluir:
Recortes de revistas
Desenhos feitos pelos alunos
Fotos tiradas (se possível)
2. Discussão sobre ameaças à biodiversidade (10 min):A professora pergunta:
O que aconteceria se cortassem todas as árvores?
Se jogássemos lixo no chão, como isso afetaria os bichos?
3. Compromissos da turma (10 min):A turma cria um cartaz com o título: “Promessas para proteger a biodiversidade”, com ações como:
Não jogar lixo no chão
Cuidar das plantas
Respeitar os animais
Economizar água
📌 Resultado final:
Um mural com o “Mapa da Vida” e o cartaz dos compromissos exposto na sala ou no corredor da escola.
Alunos mais conscientes sobre a biodiversidade do entorno.
🎲 Jogo: Quiz da Biodiversidade
Objetivo:Revisar os conceitos trabalhados de forma lúdica e promover a participação de todos.
Faixa etária:7 a 12 anos
Formato:Jogo em grupo (2 ou mais equipes)
Materiais necessários:
Cartões com perguntas (ou folhas impressas)
Quadro branco ou cartolina para pontuação
Uma campainha ou palmas para responder
📋 Regras do jogo:
A turma é dividida em grupos (ex: 3 grupos com nomes de animais).
A professora faz uma pergunta. O grupo que responder corretamente, ganha 1 ponto.
Se o grupo errar, outro pode tentar.
Ganha o grupo com mais pontos ao final das rodadas.
❓ Perguntas do Quiz (com respostas):
Fáceis:
O que é biodiversidade?
➡️ É a variedade de seres vivos que existem na natureza.
Dê um exemplo de animal que vive no Brasil.
➡️ Ex: onça-pintada, tamanduá, arara, etc.
Cite uma planta que você viu no pátio da escola.
➡️ Resposta livre.
As formigas fazem parte da biodiversidade?
➡️ Sim! Todos os seres vivos contam.
O que podemos fazer para proteger os animais?
➡️ Cuidar da natureza, não jogar lixo, não maltratar.
Intermediárias:
Por que as árvores são importantes para os animais?
➡️ Elas dão sombra, alimento e abrigo.
O que pode acontecer se cortarmos muitas árvores?
➡️ Os animais podem perder suas casas.
Qual é o papel das flores na natureza?
➡️ Ajudam na reprodução das plantas, atraem polinizadores como abelhas.
O que as abelhas fazem de importante?
➡️ Polinizam as plantas, ajudando na produção de frutos e sementes.
Cuidar da água é importante para a biodiversidade? Por quê?
➡️ Sim, porque muitos seres vivos precisam da água limpa para viver.
Desempate (se necessário):
Imite o som de um animal que faz parte da biodiversidade local.
Faça um desenho rápido de uma planta ou bicho da nossa escola.
Descreva um bicho sem dizer o nome, e os colegas tentam adivinhar!
🏆 Sugestão de prêmios simbólicos:
Certificados de "Protetores da Biodiversidade"
Adesivos ecológicos
Um marcador de página com tema da natureza
Uma plantinha em copinho reciclado
#MapaDaVida #Biodiversidade #EducaçãoAmbiental #NaturezaNaEscola #FaunaEFlora #AprenderBrincando #CuidarDoPlaneta #AtividadeEducativa #EnsinoFundamental #CiênciasNaPrática
Comentários